Saber-Literário

Diário Literário Online

Caminhada

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/02/2008






Caminhada
R. Santana


As academias de ginástica estão cada vez mais sofisticadas. Há instrumentos e exercícios específicos e localizados para transformar e melhorar o corpo humano em quase tudo: quadris, tórax, bumbum, coxas etc. As academias mais ricas além dos instrumentos tradicionais, possuem piscinas, salas de dança e câmaras de raios ultravioletas para bronzeamento artificial, escurecendo a pele em pouco tempo com a liberação da melanina, diminuindo os riscos danosos dos raios infravermelhos com prolongada exposição do homem ou da mulher ao sol.
Porém, as academias são ambientes fechados e com o ar viciado. Mesmo que seja possível um ambiente arejado, ventilado, existe o perigo de uma doença pela concentração de pessoas expelindo bactérias e vírus, transmitidos pelo ar e pelo suor. É uma hipótese remota, a maioria absoluta que freqüenta uma academia de ginástica, é gente bonita, jovem, bem alimentada, vendendo saúde, com o índice de defesa imunológica lá em cima!...
Mesmo as academias para terceira idade não correm esse risco. Os velhinhos que freqüentam essas academias pertencem a uma classe social mais abastada. Tem uma boa qualidade de vida e hábitos saudáveis.
Todavia, a caminhada, a marcha e a corrida, são as formas mais democráticas e mais saudáveis da atividade física. Na caminhada, se o indivíduo não tem problemas de articulação em pés, quadris, joelhos, pode caminhar, inclusive, os portadores de cardiopatias, pressão alta e outras doenças, é salutar caminhar no mínimo três vezes por semana, uma hora por dia.
Na caminhada, caminha o idoso, o muito idoso; o novo, o muito novo; o feio, o bonito, o baixo, o alto, o branco, o preto, o caboclo, o cafuzo, o moreno, o sarará, o atleta, o não-atleta, o daltônico, o cego, só não caminha aquele que não tem os pés ou as pernas saudáveis ou é doente da coluna. Não há dúvida, é a mais democrática e prazerosa atividade física. Se não se pode caminhar 10 quilômetros por dia que se caminhe meio quilômetro, 100 metros, 50 metros, 10 metros, mas que se caminhe.
Também, é a mais econômica atividade física, tem ar puro, vento noroeste e espaço gratuitos. Céu de brigadeiro, céu nebuloso, sol para bronzeamento natural, lua, estrelas (tem gente que faz caminhada à noite), suor, queima de gordura, fixação de cálcio, água de chuva de quando em vez para amenizar o calor e tomar banho... Qual o custo de todas essas benesses? Nada de nada!...
Além da caminhada não custar nada de nada.... Nela não se precisa de esteira, nem de bicicleta ergométrica, nem barras fixas, nem de aparelho de musculação, nem aparelho abdominal e nem de monitor cardíaco para se obter os mesmos resultados da academia como definição das pernas, queima de caloria, definição de músculos e abdômen, alongamento e até exercícios para empinar o bumbum, objeto de desejo do homem brasileiro e a extensão do pensamento de algumas mulheres.


Não é preciso ser um atleta para correr, marchar e caminhar. O importante, é caminhar, marchar e correr. Se o seu calcanhar não for igual ao de Aquiles (conta a lenda que todo seu corpo era invulnerável, menos seus calcanhares, onde sua mãe Tetis o pegou para mergulhá-lo no rio Estige e torná-lo invencível e matar Heitor e ser morto pela flecha envenenada de Páris com a ajuda de Apolo, que descobriu a vulnerabilidade dos calcanhares de Aquiles), qualquer um poderá fazer grandes caminhadas.
Para correr não é necessário ser um Paul Tergat, um João da Mata, uma Rosa Mota, uma Roseli Machado ou uma Maria Del Carmem, campeões da São Silvestre, o importante é que corra, marche e caminhe de acordo o seu ritmo e suas condições físicas.
Então, vamos marchar, correr e caminhar!...

Autor: Rilvan Batista de Santana










0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.