Saber-Literário

Diário Literário Online

Vercil Rodrigues e as análises cotidianas

Postado por Rilvan Batista de Santana 27/09/2010

Vercil Rodrigues e as análises cotidianas

R. Santana.

O professor Vercil Rodrigues é um exemplo de superação. Egresso de escola pública, portador de deficiência física, filho de pais pobres, possuiria todos os ingredientes de um fracassado, duma trombadinha, de um usuário de droga, de um Lima Barreto que Monteiro Lobato negou conhecer, em orgulho de vida. Não se sucumbiu ao meio nem ao defeito físico, transformou o seu status quo através do estudo e determinação, hoje, ele é professor de história, bacharelando em Direito, escritor, empresário, editor e fundador de jornal jurídico, site e a revista “Direitos” - a primeira revista jurídica do estado da Bahia.


Li e reli o seu livro (já na 2ª. edição) “Análises Cotidianas”, é uma beleza de livro, Vercil Rodrigues discorre sobre saúde, educação, vinda do papa Bento XVI à nossa terra tupiniquim, acessibilidade, Dia Internacional da Mulher, impunidade, indignação etc.

O seu livro Análises Cotidianas não é uma leitura chata, erudita, não é um livro rebuscado de retórica, de termos difíceis, expressões prolixas, mas um texto de quase 40 capítulos de doçura. Não é o livro: “As Catilinárias de Cícero”, porém, são as análises do dia a dia, as crônicas do cotidiano, um livro gostoso de ler e aprender, desde o prefácio de Dr. Selem Rachid Asmar e do preclaro advogado Paulo Sérgio Bonfim até a sua última linha.

Além disso, o danado do Vercil Rodrigues, ainda bacharelando, sem ter adquirido as manhas da sua futura profissão de operador do Direito, surpreendeu à classe e aos seus mestres, desafiando à compreensão de velhos causídicos, não faz muito tempo, com o seu livro: “Breves Análises Jurídicas”.

Nessa área jurídica, meu caro leitor, eu não lhe dou detalhes, pois o seu velho amigo é obtuso e ignorante em leis, mas prometo buscar esses ensinamentos no mestre advogado Paulo Bonfim. Todavia, adianto-lhe que não irei jurar esse compromisso nem pelo Corão de Maomé, tampouco pelos Evangelhos de Jesus Cristo, seria uma heresia, um engodo, uma mentira, é que comungo com a teoria piagetiana do significado da aprendizagem e as teorias jurídicas não me apetecem, se me der na telha...

Acredito no potencial intelectual de Vercil Rodrigues, porém, não sei se estamos diante duma promessa à estatura dos baianos Clóvis Beviláqua, Rui Barbosa, Orlando Gomes, certamente, nós estamos diante de uma promessa jurídica ou diante de uma história de vida que irá encher de orgulho os seus contemporâneos baianos e brasileiros pelo exemplo de superação e determinação que como todo mortal, um dia irá deixar...


Autor: Rilvan Batista de Santana

Itabuna, 27.09.2010











0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.