Saber-Literário

Diário Literário Online

A cobra e a minhoca R. Santana

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/04/2014

 A cobra e a minhoca
R. Santana


O velho Tanaguchi não é a rainha persa Xerazade, mas sua criatividade não tem limite, toda vez que o encontro, ele tem uma história pronta para me contar, e, se o papo se prolonga noite adentro ou ao longo do dia, seu repertório parece que não tem fim, o homenzinho é um repositório de saber, aliás, ele dispensa o “saber” e substitui por “sabedoria”... Justifica que quase não teve escola e o pouco que sabe, ele aprendeu com a leitura do mundo.
            Naquela manhã, o encontrei numa praça de jardim bisbilhotando as páginas de um livro, então, provoquei-o:
            - Eis aí o homem dos livros!
            - Meu caro Narvil, eu te confesso que é através do livro que viajo pelo mundo passado, presente e futuro. Meus pais foram mal alfabetizados pelos meus avós, naquele tempo, um braço a mais na lavoura era vital, portanto, quando o menino sabia ler e escrever e as quatro operações aritméticas, ao invés de uma nova caneta e um novo livro, era lhe dado uma enxada, uma estrovenga, um facão... Mas, que tu fazes aqui, não trabalhas mais!?
            - Oh, Esopo dos tempos modernos! Não lembras que como tu, eu sou um vadio institucional?
            - Não vos dizeis bobagens, eu e tu já produzimos muito para este país de homens de má fé, é legal e justo que no ocaso da vida, quando não somos mais força de trabalho, morramos... – eu o interrompi:
            - Meu velho, tu deixes de churumelas e me conte uma boa história!
            - Não sei se é boa, mas gosto muito da história da cobra e da minhoca que ocorreu no tempo em que os animais falavam e a cobra não tinha a visão perfeita de hoje!
            - Desembuches, ó homem!

***

A cobra e a minhoca

            - Bom dia, dona Cobra! – a cobra olhou o impertinente por cima dos óculos...
            - Quem és tu?
            - A Minhoca!
            - Como atreves verme sujo, perturbar o meu ócio!
            - Eu não sou sujo, estou sujo, a terra é meu suor!
            - Além de verme desprezível, és insolente!
            - Na natureza dona Cobra, cada espécime tem o seu lugar, somos responsáveis pelo seu equilíbrio, todos nós somos necessários!
            - Eu sou o símbolo da medicina, da enfermagem, eu represento o bem e o mal, a esperteza, tu és, apenas, isca de peixe! – cheia de empáfia.
            - É o ciclo da natureza: eu me alimento de húmus, deixo o vento e a água passarem pelos meus túneis, assim, levo vida à terra e aos vegetais, sou dada ao peixe, o homem se alimenta de peixe, morre e volta pra terra!
            - Tu queres posar do bem, mas tu estragas barragens e diques com o teu fuça-fuça e prejudica o homem. O meu cuspe dá vida e serve para minha autodefesa, afora me alimentar de espécimes nocivos à natureza. Tu nunca vais ser mais útil!
            - O meu fuça-fuça estraga o concreto, mas não mata o homem, além disto, dou-lhe saúde e beleza, jamais lhe feri de morte nem nunca o atraiçoei...
            - Verme nojento, tu não conheces a história da vida, não sou traiçoeira, ajo em autodefesa, quem traiu o homem no Éden não foi a serpente, o Diabo a usou para que Eva e Adão cometessem o primeiro pecado!
            - Há 500 milhões de anos conheço essa história de desobediência a Deus, porém, vós não deixastes de ferir o calcanhar do homem e tua cabeça esmagada, além da maldição de vos rastejardes sempre!
            - Ser desprezível, nunca houve maldição... O Diabo usou a serpente para o seu propósito espiritual, cada ser tem sua natureza e forma, tu, por exemplo, és asquerosa e segmentada, nunca vais ser cobra, tua sina é furar a terra, portanto, ides antes que me aborreça! – não demorou, surgiram alguns caçadores na mata, a cobra preparou o bote, mas foi advertida pela minhoca:
            - Se ferirdes um, serás cortada em pedaços pelos demais, não sejais imprudente, dona cobra!
            - Faço o quê!? – apavorada...
            - Penetres comigo naquele túnel!...



***







MORAL


A necessidade diminui a diferença, o orgulho, o preconceito, excita a prudência e o bom senso.


Autor: Rilvan Batista de Santana

Licença: Creative Commons 

1 Responses to A cobra e a minhoca R. Santana

  1. Um belo contexto!
    Por isso, tenho dito:
    A necessidade é quem faz o sapo pular.
    João de Paula

     

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.