Saber-Literário

Diário Literário Online

Devolva Meu São João * Lidiane Rocha - PI

Postado por Rilvan Batista de Santana 18/06/2017

Devolva Meu São João * Lidiane Rocha - PI

               
Tenho acompanhado as apresentações das "juninas"; é assim que chamam agora; acho que é para economizar nas palavras, pq antigamente era quadrilha junina. Esses dias tenho me perguntado, que parte do nordeste eu perdi?
As juninas estão modernizadas, deslumbrantes, espetaculares, uma vibração que chega a arrepiar, cada cenário, um mais lindo que o outro. Está um verdadeiro desfile de juninas modernizadas, eletrizadas, sertanejadas. É muito brilho, muita purpurina, os sapatos estão mais delicados e coloridos, as damas com suas maquiagens marcantes, suas saias de tule, com fitas de cetim, os cavalheiros também evoluíram, suas camisas rasgadas ganharam novos adereços, os remendos deram lugar aos fios de ouro e prata. A nova quadrilha, aliás, a nova junina está lindíssima, bela e nada deixa a desejar. Sua proposta está sendo executada com sucesso! O Rio de Janeiro que se cuide, pois as juninas já tem carro alegórico, purpurina e muita batucada. A cada apresentação eu me empolgava, vibrava e pensava: Já já meu Luiz Gonzaga entra, ja já o chote toma de conta, o arraiá do meu nordeste chega já já, e a cada junina que se apresentava meu coração apertava. Cadê meu São João, cadê as estampas floridas, o xadrez colorido, o arrasta pé do sertão, cadê a roda, o túnel, o caminho da roça, cadê a roupa remendada, o rosto pintado com blush rosado e pintinhas pretas? Onde foi parar o chapéu de palha dos meus cavalheiros? Meu Deus onde foi parar minha sanfona? E meus gritos de: viva São João! Viva a quadrilha! Eles se foram, tudo isso se foi, a tradição se perdeu e meu coração doeu. Mas Lidiane você não gosta de modernidade? Evolua menina! Acompanhe a modernidade, deixe de ser atrasada.
Eu amei tudo o que vi, eu me arrepiei em cada apresentação, tinha tudo nas juninas, só não tinha o essencial a TRADIÇÃO, tudo se modernizou, tudo está lindo, mas infelizmente perdeu-se a originalidade, vi um nordeste imitando um sudeste, me senti no sambódromo do Rio de Janeiro. Repito, tudo estava muito lindo, mas nada estava original. Por favor devolva meu São João, que tem cara de sertão, com Dominguinhos e Gonzagão. Traga de volta à minha fogueira com o meu arraiá e a simplicidade do meu povo, que não necessita da purpurina, pois sua luta e sua garra são suficientes para brilhar.



Minibio

Nome: Lidiane da Rocha Silva
Nascimento: 24/03/1986
Natural de São Raimundo Nonato no Piauí
Atualmente resido em Teresina no Bairro Parque São João, Condomínio verde te quero verde, ap 105 BL Bacuri.
Sou estudante de Psicologia, estou no quarto período.
Filha de Maria da Rocha Silva e Ascendino José da Silva (Sanfoneiro, deficiente visual)
Gosto de ler, fotografar e sou defensora da minha cultura nordestina.
Sou funcionária da GOL Linhas Áreas, trabalhei um ano no aeroporto internacional de GUARULHOS, e estou de volta ao meu estado a um ano.


Abraço,

Fonte: Letras Taquarenses

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.